A acne é uma condição de pele que ocorre devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. É muito frequente na adolescência, mas também presente em adultos, especialmente em mulheres.
As lesões inflamadas surgem mais frequentemente na face, mas também podem acometer outras regiões, como costas, ombros e peito.
Os principais sintomas são: comedões (cravos); pápulas (lesões sólidas arredondadas, endurecidas e avermelhadas); pústulas (lesões com pus); nódulos (lesões inflamadas, que se expandem por camadas mais profundas da pele e podem causar cicatrizes) e cistos (maiores que as pústulas, inflamados e dolorosos, também podem causar cicatrizes).
Tratamento
O ideal é que a acne seja tratada o mais precocemente possível. O tratamento de escolha dependerá da gravidade e localização das lesões e poderá incluir ativos tópicos diversos, antibióticos e, em casos mais graves ou refratários, a isotretinoína oral.
Alguns procedimentos complementares podem ajudar no controle da acne, entre eles a limpeza de pele, a drenagem de abscessos, a infiltração local com corticóides, os peelings químicos, a microdermabrasão e alguns tipos de laser, luzes e esfoliações químicas.
Error: No connected account.
Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.